Gestão de Telecom

Gestão é o ato ou efeito de gerir, administrar, conduzir.

Foi que então agregaram ao meu escopo de funções gerir contas, contratos e suporte aos serviços de telecom sendo telefonia fixa e móvel. Ai pensei o suporte é tranquilo, telefonia fixa sem novidade, mas e a móvel? Ao começar analisar o ambiente de imediato levei um choque (caraca mais de 80 linhas móveis e 80 aparelhos) como vou gerir tudo isto?

Bom trago aqui algumas dicas que utilizei para organizar o ambiente e conseguir administrar.

  • Leia os contratos

Ler o contrato de todos os serviços, entender o serviço que você possuí, valores contratados, tempos de contrato é essencial para gerir algo as contas e conseguir negociar valores.

  • Inventarie o parque

Inventariar o parque é necessário para conseguir gerir todos os ativos sendo eles chips de dados, voz, aparelhos telefônicos, tablets, em qual contrato a linha esta atrelada, qual o usuário da linha, todas essas informações são primordiais para efetuar uma auditoria interna e uma gerencia com qualidade. Utilizar algum software para inventário é o mundo ideal (analise o GLPI), porem uma simples planilha detalhando cada ativo já é algo.

Abaixo um fluxo que utilizei:

Fluxo

  • Faça auditorias

Regularmente faça uma auditoria nos contratos e inventario, com isso irá manter o parque sempre atualizado e controlado.

  • Documente chamados

Documentar todos os chamados feitos no fornecedor é super necessário, pois a cada ligação temos um atendente diferente, com isso os protocolos e sua documentação sobre ele é uma prova caso possua alguma eventualidade posteriormente.

  • Contato com gerente de contas

Mantenha contato com seu gerente de contas, ele é seu braço direito e voz dentro da companhia, renegociação de serviços, analise da melhor solução para o seu problema será sempre diretamente com ele.

  • Conheça sua conta

Saber detalhadamente o que esta sendo cobrado na fatura da conta é um ponto que poucos dão atenção, simplesmente pegam e direcionam para o financeiro, isto é um problema pois muitas vezes em contas grandes os fornecedores fazem cobranças indevidas, com isso conhecer o seu serviço e o que esta pagando lhe previne de cobranças indevidas.