Zabbix – Media types Zoho Cliq Messages

Git do script https://github.com/jhonespetter8/zabbix-sendzohomessage Abaixo o post que fiz sobre funcionamento para telegram, no git acima tem a documentação do Zoho sobre identificar o nome e api do canal ou bot, porem as configurações do uso que efetuei nos script para utilizar no Zabbix é equivalente para telegram, portanto abaixo para um embasamento. (É não…

Continue reading →

Zabbix – Número de triggers com status problem

Indicador de problema com valor total para podermos ter visão do ambiente no todo. Neste caso ele irá apresentar o valor total de triggers em alerta em todas as prioridades: Discussão:  Monitoring_triggers_active 1 – Consultas no banco que retornam o resultado

  2 – UserParameter

  3 – Separando a prioridade https://www.zabbix.com/documentation/3.0/manual/api/reference/trigger/object 0…

Continue reading →

Linux – Repositorios

Repositórios CentOS 7 x86_64

CentOS 6 x86_64

CentOS 6 i386

CentOS 5 x86_64

CentOS 5 i386

CentOS 4 x86_64

CentOS 4 i386

   

Continue reading →

Zabbix – ERRO zabbix_agentd [6764]: cannot create Semaphore: [28] No space left on device

Em alguns hosts Linux após instalar e configurar o Agente do Zabbix tive a surpresa de um erro no log ao iniciar o serviço, após análise encontrei a solução, aumentar valor do kernel.sem:  

   

Continue reading →

Zabbix – Upgrade Release 3.2 CentOS7

Lançado a versão Zabbix 3.2 com bastante novidades, bora atualizar. Novidades: http://www.zabbix.com/whats_new.php Upgrade: https://www.zabbix.com/documentation/3.2/manual/installation/upgrade 1 – Dicas Antes de qualquer ação efetue backup do banco de dados, scripts, confs, e um belo snapshot do seu ambiente. O upgrade do pacote já efetua o update da base de dados. Leia o release notes http://www.zabbix.com/rn3.2.0.php Crie uma…

Continue reading →

Zabbix – Um projeto

Um projeto sempre que iniciado possui um objetivo único ou composto a ser alcançado, pensando num projeto de implantação do Zabbix temos vários pontos a serem analisados, estudados e após colocados em campo. Na minha humilde visão de planejamento e execução a parte mais crucial se trata da arquitetura e estruturação da ferramenta, pois é…

Continue reading →

Zabbix – Monitorando via ODBC MariaDB|Mysql e Oracle

Uma das funções que o Zabbix possuí e o ODBC Monitoring que como o próprio nome diz é extrair informações de um banco de dados via ODBC. Bora fazer funcionar com MariaDB e Oracle. Zabbix Primeiramente devemos preparar o ambiente para suportar conexões ODBC, abaixo os pacotes:

Descrição da chave no Zabbix: db.odbc.select[<unique short…

Continue reading →