Zabbix – Preprocessamento com JavaScript (Eita poha!)

Eitaa poha, sim vamos começar naquele linguajar de surpresa. Faz um tempo que não posto, mas vai um canivete suíço que aprendi semana passada que vale por vários outros posts.

Eu meio enferrujado no desenvolvimento de templates do Zabbix, puxo um template a ser desenvolvido, um NAS pra coletar dados em SNMP.

Como sabemos, nesses SNMPs não pensam no cara que vai monitorar né, então como não é nenhuma novidade, você receber um valor bollean em Char (Mano é só soltar 0 ou 1 não seria mais fácil? Enfim.), se a vida estivesse mole eu estaria num bar bebendo umas 48 cervejas uma hora dessas (adorei essa frase do instagram hahaha).

Pensando na problemática, OID especifico me retornava "GOOD", pensando na saúde do nosso parceiro Zabbix e em nossa querida performance vamos trocar esse char pra num.

Portanto "GOOD=0" e qualquer outra coisa "1", então pensei poxa, vou tratar o valor em preprocessamento com regex, fiz isto outro dia, peguei o regex e iria iniciar a mexer nele pro cenário atual, ai gritei o codeiro (Ronnie Pereira) do meu lado JOW me ajuda aqui vai, e a alma caridosa me solta: "JOW tem JavaScript ai no preprocessamento que você comentou outro dia não tem?... Então resolve com uma linha em JavaScript", EITA POHA, me ensina então pai!

 

Primeiro interessante saber qual seria o fluxo em regex:

1 - Expressão para tabelar os dados

2 - Expressão para mapear os dados com a tabela

3 - Expressão para filtrar o grupo

 

E no JavaScript fica:

  • Logica: LowerCase em tudo pra evitarmos novidades, e entra condição.

 

Obrigado aos codeiros que ajudam os caras da Infra!