Zabbix – Um projeto

Um projeto sempre que iniciado possui um objetivo único ou composto a ser alcançado, pensando num projeto de implantação do Zabbix temos vários pontos a serem analisados, estudados e após colocados em campo.

Na minha humilde visão de planejamento e execução a parte mais crucial se trata da arquitetura e estruturação da ferramenta, pois é ela que irá eliminar o retrabalho que é o maior gerador de custo, e irá auxiliar a organização na sua expansão.

Padronização e automatização são fundamentais para eliminar esforço manual e auxiliar numa rápida tomada de decisão, pensando em scripts de captura devemos abusar das validações para mitigar o erro, encapsular itens num único script que poderá ser utilizado em várias distribuições, em desenvolvimento a melhoria é continua portanto utilize um SCM (Gerenciador de código fonte), outro ponto importante são as homologações em sistemas diferentes, com isso irá ter a visão e ir aplicando as melhorias com base nos problemas encontrados e lembre-se sempre em pensar no amanhã e no próximo.

Outro ponto importante é conversar com integrantes  que irão utilizar a ferramenta, pedindo feedbacks de itens que os mesmos julgam como indicadores precisos para tomada de decisão.

Abuse do ambiente de homologação, teste todas as possibilidades, abra sua mente diante de um desafio e explore, estresse o ambiente de homologação, teste uma, duas, três, quatro, quantas vezes for possível antes de levar para produção.

Dicas:

  • Desenhe, rabisque, faça contas
  • Automatize ao máximo, economize linha de código
  • Pense no menor esforço possível para execução de uma ação, pense no próximo
  • Tenha visão para o futuro
  • Documente tudo, abuse do SCM
  • Compartilhe