Backup Sites CPanel

Recentemente contratei um plano de Hospedagem, onde subi o WordPress e o Glpi. Após ativar e configurar as aplicações me veio a preocupação do Backup, e então surgiu as dúvidas:

  • Será que possui ferramenta de backup dos sites e banco automático dentro do CPanel?
  • Será que tenho acesso a um Terminal no CPanel?

A necessidade é backup do banco e alguns directórios e arquivos da hospedagem.

Analisando as ferramentas disponíveis dentro do CPanel, não encontrei nenhuma ferramenta que gerasse o backup automático, porém o "Trabalho Cron" (8.

Painel CPanel
Painel CPanel

 

Pesquisando na FAQ da hospedagem sobre a utilização do Cron encontrei a descrição para utilizar Shell Script e Mysqldump:

Após testes gerando um "tar" dos directórios e dump do banco, com a rotina no Cron funcionou perfeitamente, após isso escrevi um Shell Script para gerar um tar dos directórios e dump das  bases de dados.

 

1 - Estrutura dentro da hospedagem

Primeiramente necessário saber qual estrutura deseja utilizar, no meu caso tenho o directoria raiz e dentro criei a pasta backup, script e locais a serem depositado os backups, ficando conforme abaixo:

 

 

2 - Definição dos locais e bases a serem feito backups

Definir quais os directórios e bases a colocados na rotina, no meu caso as duas bases wordpress e glpi, o directório inteiro do wordpress e dentro do glpi apenas o directório files, porem o script que irei apresentar é bem intuitivo para acrescentar directórios conforme necessidade.

 

3 - Shell Script

Abaixo o Shell Script que deve ser alterado conforme seu ambiente:

Script simples, ágil, de fácil manipulação e entendimento, não coloquei saída de nenhum comando pois o CPanel quando executa o script manda um e-mail informando a execução junto com saída do script.

 

4 - Activar rotina no CPanel utilizando o Cron

Dentro de "Tarefas Cron" basta adicionar um novo trabalho, colocando a periodicidade de execução e o comando a ser executado e adicionar:

Tarefas Cron

Tarefas Cron

 

5 - Download dos arquivos tar

Pow gerar o backup dos locais e banco esta pronto, mas vou ter que baixar os arquivos manualmente?

Aqui como utilizo o Ubuntu em meu desktop, criei um outro script PEGA_BACKUP.sh e coloquei para executar no Cron, sua função é baixar os arquivos da hospedagem e limpar, abaixo o script que deve ser alterado conforme seu ambiente:

 

Referências: