Zabbix – Agent 3.0.4 pfSense

Sabemos que o pfSense se encontra na release 2.3, e nos pacotes disponíveis temos o pacote "zabbix22-agent", ou seja, versão anterior, então resolvi me aventurar em subir o zabbix agent 3 nele, ai hoje 22/07/2016 fui montar este post e me deparei com a imagem abaixo, uhuuuu versão 3.0.4 ai que animou mesmo.

http://www.zabbix.com/rn3.0.4.php

zabbix-sia

1 - Entendimento

No pfSense não temos as ferramentas necessárias para compilar o Zabbix Agent, então compilei e deixei prontinho, apenas necessário alteração dos arquivos. Então basta efetuar o download dos arquivos [zabbix_sender, zabbix_get, zabbix_agentd, zabbix_agent] e o .conf, com essa alteração o frontend do pfSense na aba de parâmetros do zabbix22 não ira funcionar, pois o arquivo de configuração apontado no executável compilado esta direcionado para outro local.

Os executáveis irão ficar em: /usr/local/bin/ e /usr/local/sbin/

Os .confs irá ficar em: /usr/local/etc/

Contras desta atualização: Configuração pelo frontend do pfSense como Hostname, Server, não funciona, irá funcionar o CheckBox de ENABLE, e a manipulação do serviço como start, stop, restart. Se der um Reinstall no pacote do zabbix22 no pfSense ele irá sobrescrever os executáveis compilados na versão atual do Zabbix Agent.

Prós: Versão quente 3.0.4 com todas as melhorias tipo criptografia, e outra sente o cheiro da fumaça acabou de sair do forno. E outro prós que fiz um Script que ficou legalzinho, você precisa somente informar o IP e HOSTNAME para configurar com seu Zabbix Server uhuuuuu.

2 - Instalação

Primeiramente tenha instalado o zabbix22-agent pelo frontend do pfSense e depois utilize o script abaixo:

GITHUB

Abaixo a saída:

install-shell